MENTES EM CONSTRUÇÃO

01 nov 2017
Saiba o que são crenças limitantes e como eliminá-las com PNL

Saiba o que são crenças limitantes e como eliminá-las com a PNL

Você já passou por isso?

Você está diante da oportunidade de trabalho que sempre sonhou e irá alavancar a sua carreira.

Porém, você está com medo.

Você tem medo de não ser bem quisto por seus futuros colegas de trabalho. Você tem medo do seu futuro chefe não gostar da forma como você trabalha. Você tem medo de mudar a sua personalidade porque conseguiu um emprego que lhe proporciona uma condição financeira melhor.

E acima de tudo?

Você tem medo de não ser capaz de exercer o cargo que poderá ocupar.

Talvez esse sentimento seja fruto da ansiedade pela proximidade do processo seletivo. Talvez você realmente acredite que não tem capacidade de ocupar uma posição importante em uma empresa.

Então, você desiste de buscar o trabalho dos seus sonhos

Você opta por ficar no seu atual emprego, que não lhe oferece nenhuma perspectiva de promoções e aumentos de salários. Consequentemente, você decide deixar a sua carreira estagnada e que os seus sonhos continuem a ser sonhos.

Você se identificou com essa história?

Caso a sua resposta tenha sido afirmativa, a sua mente está acometida pelas crenças limitantes.

As crenças limitantes funcionam como amarras que nos impedem de evoluir no trabalho, nos estudos, ou então como seres humanos.

Nesse momento, você deve estar se perguntando: “Como eu faço para eliminar as crenças limitantes da minha mente?”

Fique tranquilo, pois nesse artigo você saberá como identificar as crenças limitantes e de que forma você pode eliminá-las com técnicas da PNL.

Continue lendo esse post e você verá:

• O que são crenças limitantes
• Inserção das crenças limitantes nas pessoas
• Identificação das crenças limitantes
• Uso da PNL para eliminar as crenças limitantes

O que são crenças limitantes

Você sabe o que são crenças limitantes?

Crenças limitantes são o conjunto de convicções que adquirimos durante a vida, ou então que temos sobre nós mesmos ou o mundo em geral. Essas crenças fazem como que você sempre aja de acordo com um determinado padrão, impedindo a mudança de atitude.

As restrições de cunho social ou individual e a convicções oriundas de contextos específicos podem ser responsáveis pela formação de crenças limitantes na sua mente.

As crenças limitantes podem ser de possibilidade ou necessidade (Não tenho capacidade para fazer isso, não consigo agir dessa forma, não posso fazer isso, etc.), ou então sobre dinheiro, carreira e aprendizagem (“Eu não sou promovido na empresa em que trabalho porque não tenho padrinhos”, “Não consigo aprender um idioma porque sou burro”).

Inserção das crenças limitantes nas pessoas

Agora que você já sabe o que são crenças limitantes, deve estar se perguntando: “Como elas são inseridas na nossa mente?”

Desde a infância, nossos pais nos transmitem crenças e valores que são baseadas em suas experiências de vida.

Esse comportamento é compreensível, pois os pais querem evitar que os filhos passem por experiências negativas. No entanto, muitos desses valores inserem em nossas mentes crenças limitantes que estão ligadas a diversos fatores da nossa vida. As experiências vividas ao longo da vida são a origem dessa distorção.

Identificação das crenças limitantes

Identificar uma crença limitante não é fácil. Tal afirmação justifica-se pelo fato das pessoas usarem fatores como a auto sabotagem, a vitimização e a proteção do Ego para comprovar que os seus pensamentos e sentimentos negativos fazem parte da sua personalidade.

Ciente da dificuldade de identificar a presença de crenças limitantes em sua mente, você deve estar se perguntando: “Como eu faço para descobrir se sou portador desses pensamentos destrutivos?

O primeiro passo para descobrir uma crença limitante é ficar atento as suas justificativas diante das situações negativas. Para que você entenda melhor, tomemos o seguinte exemplo: quando somos preteridos em uma seleção de mestrado ou de emprego, a primeira pergunta que fazemos é “por que?”.

Ao invés de se perguntar “Por que não fui selecionado”, questione-se a respeito dos motivos que não deixaram que você alcançasse os seus objetivos. Faça a si mesmo as seguintes perguntas: “O que eu fiz de errado para não conseguir aquilo que desejava?” Ou “O que os selecionados fizeram que eu não fiz?”

A partir das conclusões que você chegar através dos questionamentos apresentados anteriormente, você pode fazer a si mesmo outra pergunta: “De que forma eu devo agir para ter êxito em outra oportunidade?”

As crenças limitantes se manifestam por meio de vozes interiores que afirmam que você não irá atingir os seus objetivos. Sempre que essas vozes surgirem, fique atento, pois elas são a chave para descobrir a origem dos seus pensamentos negativos.

Uso da PNL para eliminar as crenças limitantes

Conforme mostramos no tópico anterior, identificar uma crença limitante não é fácil, pois muitos pensam que tais sentimentos destrutivos são inerentes a sua personalidade.

Se você faz parte do grupo de pessoas que não são capazes de enxergar que são portadoras de crenças limitantes, você deve procurar um coach que utilize técnicas de PNL (Programação Neurolinguística) em seu trabalho.

No processo de mudança de crenças utilizando a PNL, o coach expõe a crença limitante a fim de que você admita que ela está em sua mente. Nas sessões seguintes de coaching, o profissional irá lhe ajudar a desconstruir os pensamentos destrutivos em questão de forma que eles nunca mais se reconstruam.

As crenças limitantes desconstruídas são substituídas por crenças fortalecedoras. Essa nova forma de pensamento será construída pelo próprio coachee de maneira que ela se adeque a personalidade da pessoa de forma natural.

Uma das técnicas de PNL que o coach irá usar para desmontar as suas crenças limitantes é a observação das expressões que você costuma usar durante uma conversa. Se durante a sessão coaching o profissional identificar que você faz uso de expressões como “Todo mundo é assim”, “Eu não consigo fazer isso” ou “Isso não é para mim” significa que você é portador de crenças limitantes.

A partir das expressões de cunho negativo que você usou durante a sessão, o coach lhe fará uma série de perguntas para que você encontre contraexemplos que as crenças que estão em sua mente são falsas.

Apesar de parecerem reais, as crenças limitantes são fruto de uma visão distorcida que você tem sobre si mesmo ou o mundo ao seu redor. O importante é que você tenha em mente que tais crenças podem ser superadas usando as técnicas da PNL, o que levará você a sentir-se apto para buscar os seus objetivos e realizar os seus sonhos.

Você sabe quais são as suas crenças limitantes? Quer saber mais informações sobre como eliminá-las da Programação Neurolinguística? Escreva para nós e compartilhe as suas dúvidas.

George Pinto
Master Practitioner Programação Neurolinguistica, formado pela The Society of NLP™ USA Richard Bandler

focus

Write a Reply or Comment

X