MENTES EM CONSTRUÇÃO

13 nov 2017
O corpo fala, aprenda a identificar a linguagem não verbal das pessoas

O corpo fala, aprenda a identificar a linguagem não verbal das pessoas

Você já deve ter ouvido a expressão “o corpo fala”. Realmente, há uma grande diferença entre as palavras que são expressadas e a linguagem corporal de um indivíduo, por isso, é muito importante saber identificar a linguagem não verbal das pessoas.

Por meio de gestos, muitas vezes inconscientes, as pessoas transmitem ao outro emoções, angústias e, até mesmo, sentimentos de recusa ou raiva.

As expressões faciais, o modo de falar e andar dizem muito sobre o nosso interior. Quem sabe identificar a linguagem não verbal das pessoas percebe muitos movimentos sutis e até mesmo quando ela está mentindo, pois, ao falar diz uma coisa, mas seus gestos dizem algo totalmente diferente.

Frente a importância de compreender o que o corpo fala, separamos algumas dicas que facilitarão esse processo e, dessa forma, ficará muito mais fácil identificar o verdadeiro significado do que a pessoa quer dizer.

Acompanhe.

A importância de saber identificar a linguagem não verbal das pessoas

Saber identificar a linguagem não verbal das pessoas é muito importante em qualquer ocasião. No campo profissional, muitas vezes é possível compreender o que colaboradores, executivos e empresários querem realmente dizer apenas com os gestos sutis que fazem ao expor suas ideias, sugestões e ao fazerem propostas.

Já no campo pessoal, alguns indivíduos prestam atenção à linguagem não verbal para descobrir se alguém está mentindo ou, até mesmo, para saber se a paquera está surtindo efeito.

Como podemos observar, os gestos, o tom de voz, o modo de andar e algumas ações inconscientes da pessoa dizem muito sobre ela. Muitos não têm conhecimento disso e pensam que as palavras falam mais do que qualquer ação.  Ledo engano.

Ao identificar a linguagem não verbal das pessoas, o outro passa a ter acesso a um universo de significados expressos no silêncio. Nesse sentindo, compreender os gestos é saber entender que mesmo sem nenhuma palavra o indivíduo se entrega, é desmascarado em sua mentira. Não há como escapar, pois, as ações são inconscientes, ou seja, passam despercebidas por quem as comete.

Diante de sua importância, você sabe identificar a linguagem não verbal das pessoas?

Como identificar a linguagem não verbal das pessoas?

Ao observar as pessoas, preste bastante atenção aos seus gestos, pois alguns sinais detectam segurança, insegurança, medo, raiva e demais sentimentos.

Uma pessoa confiante terá as seguintes atitudes:

  • Contato visual intermitente e sorriso no rosto;
  • Postura ereta e ombros jogados para trás;
  • A gesticulação das mãos é conveniente com suas palavras, ou seja, não há exagero nesse processo;
  • A fala é calma e o tom de voz moderado. Isso faz com que o receptor da mensagem tenha prazer em ouvir.

Essas atitudes, geralmente, são bastante avaliadas em uma entrevista de emprego. O recrutador avalia a linguagem não verbal do candidato, já que as ações descritas acima dizem muito sobre o indivíduo.

Outro aspecto que também merece ser destacado são os sinais, gestos e ações que uma pessoa na defensiva apresenta. Ela, comumente, agirá da seguinte forma:

  • Os olhos do interlocutor não permanecem em contato com o outro durante muito tempo. Há casos em que transmitem tristeza ou desânimo;
  • Quase não há expressões faciais;
  • A gesticulação das mãos durante a conversa é quase nula e quando acontece é feito de modo tímido, ou seja, perto do corpo;
  • O corpo se mantém afastado da pessoa com quem conversa;
  • Pode acontecer da pessoa cruzar os braços enquanto fala. Isso é um sinal de que ela quer se manter distante do receptor por algum motivo ainda não aparente.

Caso, você detecte que o seu receptor ou o interlocutor está agindo dessa maneira em uma conversa forma ou informal, procure mudar a sua atitude para com o outro. Use palavras mais amenas e se mostre mais aberto para a conversa.

Em alguns casos, os problemas detectados na linguagem não verbal não são culpa do outro e sim de você mesmo.

Como sei se uma pessoa está mentindo?

Muitas pessoas desejam saber se o outro está mentindo, seja em um relacionamento amoroso ou em uma relação de trabalho e negócios. Nessas situações, é sempre importante saber identificar a linguagem não verbal das pessoas.

Sendo assim, a pessoa que está mentindo, certamente, passará isso a você com as seguintes atitudes:

  • Não há nenhum ou muito pouco contato visual com o receptor. Em alguns casos, o indivíduo mexe os olhos sem parar focando em várias direções;
  • As mãos ou os dedos se colocam na frente do rosto e/ou da boca para falar;
  • O corpo do interlocutor fica bem afastado do outro e podem acontecer de o mesmo apresentar gestos incomuns;
  • Respiração acelerada;
  • Há ruborização na pele do rosto ou do pescoço;
  • Em alguns casos, é possível perceber um aumento da transpiração no indivíduo que está mentindo;
  • Há mudança no tom de voz. A pessoa pode falar mais alto ou baixo demais. Pode acontecer também o pigarreio ou gaguejo.

George Pinto
Master Practitioner Programação Neurolinguistica, formado pela The Society of NLP™ USA Richard Bandler

focus

Write a Reply or Comment

X